Feira organizada pela Acix tem expectativa de reunir mais de 1,5 mil pessoas e promete ser maior evento de energias renováveis do Sul do país.
Foi realizado na manhã desta sexta-feira, dia 24, na Casa do Chef, em Xanxerê, no Oeste catarinense, o pré-lançamento da Faex Energy 2026, evento que chega à quarta edição com a proposta de ampliar o debate e as oportunidades no setor de energias renováveis. Organizada pela Associação Empresarial de Xanxerê (Acix), a feira será realizada entre 14 e 16 de outubro do próximo ano e deve reunir mais de 1,5 mil visitantes, 25 palestrantes e 49 estandes.
Sem fins lucrativos, a Faex Energy busca conectar empresas, instituições e profissionais do setor, promovendo inovação, negócios e networking.
O diretor-geral da feira, Fábio Ambrósio, destacou que as vendas de estandes já estão abertas e que a edição de 2026 trará um novo conceito visual e estrutural.
“A nossa feira de 2026 será totalmente moderna […] Deixar a feira mais elegante, mais bonita, com um espaço ainda melhor e obviamente trazer um custo-benefício melhor até para o nosso expositor. […] A feira Faex não é exclusivamente para o ecossistema de energia. A nossa feira Faex é para todo e qualquer empreendedor, porque afinal de contas ali são trazidos debates sobre o futuro das energias e como que isso pode impactar o seu negócio, trazendo mais eficiência energética, reduzindo os seus custos ou ainda trazendo uma nova oportunidade de negócio que você não tinha visualizado ou você não consegue facilmente enxergar”, comentou.
Entre as novidades estão espaços mais interativos, layout atualizado e uma programação voltada à abertura do mercado livre de energia, transformações regulatórias e novas oportunidades tecnológicas. Além das palestras e painéis temáticos, o evento contará com a Maratona da Inovação, a Feira de Negócios e o Podcast Faex Energy, com Hélvio Neves como embaixador.
O prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, falou sobre a importância do evento para o desenvolvimento local. “Xanxerê vive um grande momento e isso nos justifica a construir o centro de eventos lá na Femi para que a gente possa ter esse espaço e promover essas grandes feiras, trazendo conhecimento para Xanxerê, desenvolvendo o nosso município, emprego e renda e também prospectando, mostrando a grandeza de Xanxerê para o Brasil e para o mundo”, disse.
Para o presidente da Acix, Elisio Bonan, a feira é a maior do Sul do Brasil. “É um trabalho voluntário que as pessoas fazem em prol dessa geração de energias renováveis, trazendo assim oportunidades, negócios, network, palestrantes muito importantes que virão para a nossa Faex, como já vieram em outras”, comenta Elisio.
O vice-diretor da Faex, Vilson Piccoli, ressaltou que a próxima edição deve consolidar o evento em nível nacional.
“Será para nós um grande desafio termos essa feira já praticamente pronta até meados de março, abril do ano que vem, para que em outubro possamos entregar a todo o Brasil uma grande feira com expositores de renome nacional e internacional e também com grande congresso aí trazendo mais de 30 palestrantes para este evento”, comentou.
Fonte: Oeste Mais


