Segundo dia de feira FAEX Energy começou movimentado, o congresso contou com quatro apresentações e foi aberto por Pablo Cupani Carena, presidente da Associação dos Produtores de Energia de Santa Catarina (APESC).
Com grande experiência e formação em engenharia elétrica, Pablo Cupani Carena compartilhou muito conhecimento e insights sobre energias renováveis no cenário atual.
A segunda apresentação do Congresso na quinta-feira (17), foi um painel repleto de novidades, tendências e inovação em energias renováveis, reunindo profissionais especialistas nas energias eólica, solar, biogás e hídrica. Com mediação de Joiris Manoela Dachery, engenheira e CEO da Energês, especialista na capacitação e inovação em energias renováveis, e também Pablo Cupani Carena, presidente da APESC. O painel recebeu ainda Elbia Gannoum, economista, PhD com mais de 20 anos de carreira no setor de energia, também com experiências na CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), no Ministério de Minas e Energia, no Ministério da Fazenda e na ANEEL, atualmente é CEO da ABEEólica e vice-chair GWEC (Global Wind Energy Council).
E também Silla Motta, administradora de empresas com MBA em Marketing, atua no setor elétrico desde 1997, fundadora e CEO da Donna Lamparina, é uma das participantes do Pacto Global da ONU, além disso, é embaixadora da Climatempo, Carbono Zero, e do Grupo Canal Energia, e em 2023, foi vencedora do Prêmio CUBi Awards como “Embaixadora do Mercado de Energia”. Maria Clara, mestranda em engenharia química com foco em biogás, com sólida experiência em pesquisas no tema, atualmente é Analista Técnica Regulatória na ABiogás.
Na sequência, o gerente de gestão de geradores Matheus Ribeiro, o coordenador de projetos, Alexandre Becker e o gerente de geração distribuída, Augusto Koering do Grupo Ludfor, que mostraram as tendências que vão moldar o futuro do setor elétrico no país.
Fechando a manha de congresso, subiu ao palco Paulo Afonso Leal, um profissional de destaque com mais de 20 anos de experiência no setor eletromecânico. Engenheiro mecânico com pós-graduação em gestão de projetos pela Católica de Santa Catarina, Paulo compartilhou sua expertise no desenvolvimento de transformadores, motores de indução trifásicos e geradores, adaptados às necessidades específicas dos clientes. Atualmente na Eletrisa, ele utiliza seu vasto conhecimento técnico para fornecer soluções eficazes e agregar valor aos clientes em energias renováveis.